VOCAÇÃO RELIGIOSA
Irmã Karoline Pereira¹
Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus
Para ser melhor entendido o chamado à Vida Religiosa, é necessário voltar à História da Salvação. Somos chamados primeiramente à vida, na sua concepção, onde recebemos um nome e fazemos parte de uma família. Após o nascimento, recebemos o primeiro Sacramento, o Batismo, a fim de recebermos a marca da filiação Divina e sermos libertados do pecado original. Ao logo da vida, recebemos os outros Sacramentos, Eucaristia, Crisma, etc. Nesta caminhada, cada jovem segue um caminho, engajado ou não na Igreja ou Comunidade. E é nesse momento que Deus nos chama, mesmo que seja das mais diversas maneiras. Porém, como nos fala o Evangelho, “muitos são chamados, mas poucos, os escolhidos”. (Mt 22,14).
”O fundamento evangélico da vida consagrada há-de ser procurado naquela relação especial que Jesus, durante a sua existência terrena, estabeleceu com alguns dos seus discípulos, convidando-os, não só a acolherem o Reino de Deus na sua vida, mas também a colocarem a própria existência a serviço desta causa, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. ”
(Vita Consecrata CAP. 1, Nº14)
De diversas formas Deus chama para o seguimento e pregação da Palavra de Deus. É preciso estar atento para ouvir o chamado. A Vida Religiosa é uma vida árdua, cheia de desafios e missões. Porém, pela vida de oração e intimidade com Deus e a Eucaristia diariamente, somos fortes e capazes de enfrentar qualquer dificuldade. Não é porque somos consagrados que somos isentos do sofrimento e das tentações, pelo contrário, elas acontecem para nos fortificar e nos ajudar a permanecer na fé e oração, mais próximos d’Aquele que nos chamou à vida e a Consagração Religiosa.
Tenhamos sempre em nossas orações os Religiosos e Religiosas Consagrados, para permanecemos firmes em nossa vocação e Missão.
Se você se sente chamado a essa vida de doação a Deus, entre em contato com o Padre da Comunidade a que você pertence, para ter informações e como poderá responder ao chamado de Deus.
“O dever missionário das pessoas consagradas tem a ver primeiro com elas próprias, e cumprem-no abrindo o seu coração à ação do Espírito de Cristo. O seu testemunho ajuda a Igreja inteira a lembrar-se de que, em primeiro lugar, está o serviço gratuito de Deus, tornado possível pela graça de Cristo, comunicada ao crente pelo dom do Espírito. Deste modo, é anunciada ao mundo a paz que desce do Pai, a dedicação que é testemunhada pelo Filho, a alegria que é fruto do Espírito Santo”. (Vita Consacrate, Nº25)
Desejo as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Padroeira da Diocese, para que você seja conduzido e/ou conduzida pelo Espírito Santo de Deus.
Com minhas orações.
- , Religiosa da congregação das Filhas de Nossa Senhora do Coração
Deixe um comentário