Aconteceu entre os dias 17 e 22 de fevereiro, no Centro Diocesano de Mangabeira, o Retiro de Carnaval “Alfa e Ômega” com o tema: “Eu sou uma missão neste mundo” e lema: “Avancem para as águas mais profundas” (Lc 5,4), em uma perspectiva missionária, conforme as atuais diretrizes pastorais da Diocese. Na programação teve Missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra, pregações, espiritualidade, dinâmicas e muita animação. Mais de 200 jovens, de várias Paróquias da Diocese, participaram do grande Retiro. Esta foi a 25º edição do Retiro “Alfa e Ômega”.
Erliany Alves, da Paróquia do Santíssimo Salvador de Apicum-Açu e participante do Retiro pela segunda vez, nos relatou sobre o que ele representou na sua vida:
O Retiro Alfa e Ômega me proporcionou viver momentos únicos na presença de Deus. Cada momento vivido naquele lugar eu não tenho palavras para descrever, pois Deus me proporcionou reafirmar ainda mais minha ligação com ele. O RC são dias de reabastecer, renovar a fé e recarregar as energias. Posso dizer que estou pronta para viver este ano de 2023, pois por meio do RC Deus me tornou um novo ser e me dedicar mais e mais em serviço do Reino de Jesus Cristo.
A jovem Lavígnia, em nome da Coordenação diocesana do Retiro “Alfa e Ômega”, partilhou seu testemunho:
O Retiro é isso, ele vem para transformar, curar e cuidar, para acolher e proteger. Aquele lugar tem uma energia inexplicável que fica mais forte no Retiro “Alfa e Ômega”. A gente fica feliz em ouvir/ler seus testemunhos e agradecimentos, isso nos dá mais força para caminhar e preparar esse momento muito especial. E como a gente costuma dizer, o Retiro só acontece por causa de vocês, por vocês e para vocês. Nós, enquanto coordenação, somos só 10%, os outros 90% são vocês, a entrega de vocês, o que vocês constroem lá dentro. Foi meu primeiro ano de coordenação, muitas vezes quis dar o meu testemunho ali, mas fiquei com medo do julgamento e de vocês terem outra visão de mim por coisas do passado, mas posso dizer que não era a hora de fazer isso, mas que eu senti o que cada um estava sentindo, pois sempre me considerarei uma retirante, sempre vou amar aquele lugar com o coração de um Retirante e agora com o complemento de uma coordenação. Enfim, só tenho a agradecer e parabenizar todos vocês pela entrega total ao Retiro “Alfa e Ômega”.
Pe. Leonardo, diretor espiritual do Retiro, também deu seu testemunho:
Neste ano tivemos a graça de celebrar os 25 anos do Retiro de Carnaval, hoje conhecido com Retiro “Alfa e Ômega”. Assumi no ano de 2021 o acompanhamento espiritual e tivemos como proposta abordar a temática da missão. Fizemos a retrospectiva dos acontecimentos mais marcantes do retiro e conseguimos com êxito nosso objetivo. Cada experiência vivida e partilhada nesses dias firma ainda mais o desejo de não deixar terminar esse projeto de Deus que se iniciou há 25 anos por outros padres e hoje estamos a frente para dar continuidade. Gratidão é a palavra que nos define nesses últimos dias.
Todos os anos, o Retiro de carnaval é uma excelente opção para os jovens que desejam viver uma experiência profunda de encontro com Deus e com os irmãos. Ao mesmo tempo, é uma ocasião propícia para se preparar para viver bem a Quaresma em um ambiente de oração, paz, alegria e fé.
Outras Paróquias da Diocese também realizaram Retiros de carnaval, a saber: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Presidente Sarney; Paróquia de Santo Antônio e Almas de Bequimão e Paróquia de São João Batista de Cururupu.