MENSAGEM POR OCASIÃO DA VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DO MARANHÃO

COMUNICADO N° 02/2022

POR OCASIÃO DA VISITA AD LIMINA DOS BISPOS DO MARANHÃO AO SANTO PADRE E ORGANISMOS DA SANTA SÉ NO PERÍODO DE 30/05 A 04/06

Aos Reverendíssimos Párocos, Vigários Paroquiais, demais Padres e Diáconos, Religiosos (as), leigos e leigas da Diocese de Pinheiro.
Nos últimos dias de maio, os Bispos do Maranhão viajam a Roma para a Visita “Ad limina Apostolorum”. Trata-se de um encontro que, em condições normais, deveria ocorrer a cada quinquênio, no qual cada Bispo apresenta à Santa Sé e ao Papa o relatório sobre a situação pastoral de sua Diocese.
Essa visita se denomina “Ad limina Apostolorum” porque traduzida do latim significa: no limiar, na entrada, nos limites (das Basílicas) dos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Teologicamente, a Visita manifesta a plena comunhão entre a Igreja no mundo, presidida pelo Sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa, e as Igrejas locais: as Dioceses e Arquidioceses, presididas pelos sucessores dos demais Apóstolos, os Bispos e Arcebispos. As normas que regulam as Visitas e os relatórios estão no Código de Direito Canônico nos cânones 399 e 400. Essa Visita traduz bem o sentido da palavra “católico”, que significa “universal”, ou seja, é uma só fé vivida no mundo, segundo a Tradição bimilenar da Igreja. Ir a Roma é ter contato com o local onde a Igreja floresceu.
Especialmente os Bispos visitarão a Basílica Vaticana onde se encontra o túmulo do Príncipe dos Apóstolos: São Pedro. E, igualmente, visitam a Basílica de São Paulo fora dos muros, onde está o túmulo do Apóstolo Paulo. Além dessas veneráveis Igrejas, também a Basílica de Santa Maria Maior e a de São João do Latrão serão visitadas pelos Bispos maranhenses. Nessas Basílicas celebraremos a Eucaristia e reconhecemos a imensa herança recebida pela Tradição Apostólica e, de certa forma, é simbolizada na edificação desses importantes Templos Católicos.
Além das Celebrações, ocorrerão também reuniões de trabalho com diversos Organismos, Dicastérios e Comissões Pontifícias da Santa Sé que se responsabilizam pela formação do Clero, pela Doutrina da Fé, pela Educação Católica, pelo Desenvolvimento Humano Integral, pela Vida Consagrada, entre outras. Um momento esperado de toda a Visita é o encontro dos Bispos com o Santo Padre, o Papa Francisco, previsto para o dia 2 de junho. Ele nos receberá e dialogará conosco para perceber as alegrias e esperanças, os desafios e preocupações da Igreja no Maranhão. Encontrar o Papa é sempre motivo de renovar o sentimento de afeto e obediência aos seus ensinamentos. Ele tem a missão de confirmar seus irmãos na fé (Lc 22,31-32). Com ele professamos ser a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.
Que esta Visita à Cidade Eterna de Pedro e Paulo, inspire a pastoral e a organização da Igreja em nossas Dioceses desta Província Eclesiástica do Maranhão. Levarei ao Santo Padre, o Papa Francisco, a manifestação de estima, respeito e proximidade de toda a nossa Igreja Particular de Pinheiro ao seu ministério petrino. Pedimos aos Párocos que nas Celebrações Eucarísticas deem conhecimento a todos desta importante Visita e estejamos unidos em oração pelo seu bom êxito.   

Fraternalmente,

Dom Elio Rama, IMC

Bispo Diocesano de Pinheiro

Facebook
Twitter
LinkedIn