PARÓQUIAS EM PALMEIRÂNDIA E BEQUIMÃO CELEBRAM SEU PADROEIRO, SANTO ANTÔNIO.

Ontem, dia 13 de junho, celebrou-se na Liturgia a memória de Santo Antônio de Lisboa, Presbítero e Doutor da Igreja, que, em nossa Diocese, é o padroeiro das Paróquias de Bequimão e Palmeirândia.

Fernando de Bulhões, nome de Batismo de Antônio, nasceu em Lisboa (Portugal) no final do século XII. Foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho, mas pouco depois de sua ordenação sacerdotal transferiu-se para a Ordem dos Frades Menores com a intenção de dedicar-se à propagação da fé entre os povos da África. Foi, entretanto, na França e na Itália que ele exerceu com excelentes frutos o ministério da pregação, convertendo a muitos hereges. Foi o primeiro professor de Teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua (Itália) no ano de 1231.

Durante treze noites as Paróquias de Bequimão e Palmeirândia celebraram seu Padroeiro, meditando sua vida e seu testemunho à luz dos textos da Sagrada Escritura e das manifestações culturais e de piedade popular.

A Paróquia de Santo Antônio e Almas em Bequimão meditou a trezena a partir do tema: “Santo Antônio missionário, nos ensine a viver em comunhão” e do lema: “Guiai-nos com sabedoria para missão”. Conforme destacou a senhora Maria do Amparo, coordenadora do Festejo 2022,

“Antônio fora um homem da partilha e do pão […], de modo que muitas histórias do santo nos comovem no espírito e nos fazem imitá-lo como grande missionário, que nos deixou exemplos e ensinamentos de vida cristã”.

Por ocasião do encerramento das festividades, o pároco Pe. Leonardo aproveitou para recordar a todos os fiéis de que

“celebrar a festividade de Antônio é trazer para si as suas virtudes, a sua maneira de ser cristão no seu tempo […] é fazer com que os paroquianos tragam o exemplo de Santo Antônio como modelo de distribuição não só do pão material, mas também do pão da palavra”.

Na Paróquia de Santo Antônio de Lisboa em Palmeirândia, as festividades foram guiadas pelo tema: “Com Santo Antônio de Lisboa, somos uma Igreja em comunhão e missão” e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).  Para o jovem palmeirandense Yuri Pinheiro,

“celebrar o festejo de Santo Antônio de Lisboa é uma honra, especialmente nesse ano em que estamos refletindo sobre a missão, a participação e a evangelização como nos pede o Papa Francisco, em um tempo em que também estamos construindo as Santas Missões Populares. Nesse contexto, celebrar o padroeiro é também um momento de redobrar as forças para seguir na missão”.

À noite do dia 13, em ambas as Paróquias, foi marcada por bonitas manifestações de fé e devoção dos paroquianos através da Celebração Eucarística, procissão orante, shows religiosos e manifestações culturais.

(por Assessoria Diocesana de comunicação, com informações de agentes paroquiais)

PARÓQUIA DE PALMEIRÂNDIA
Facebook
Twitter
LinkedIn