PARÓQUIA DO SANTÍSSIMO SALVADOR REALIZA SEMANA MISSIONÁRIA

A Paróquia do Santíssimo Salvador, de Apicum-Açu, realizou de 25 a 30 de julho, uma grande Semana Missionária no espírito das Santas Missões Populares.

Essa Semana tinha por objetivo despertar as Comunidades para a missão, animando seu ardor missionário e, assim, preparar-se para o grande trabalho das Santas Missões Populares, que está sendo realizado em toda a Diocese de Pinheiro. No domingo, 24, foi realizado na Igreja Matriz a Missa de abertura, com envio dos missionários. Foi um momento de também receber os missionários de outras Paróquias que vieram ajudar nas visitas e trazer seu calor missionário.

Estavam presentes missionários das Paróquias de São Sebastião (Bacuri), o Diácono Ubirani da Paróquia de São Paulo Apóstolo (Serrano), São João Batista (Cururupu) e Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Porto Rico), além de muitos missionários locais, alguns deles remanejados de Comunidades durante a Semana. Ao todo foram 70 missionários enviados, entre os locais e vindos de outras Paróquias.

A Semana foi marcada por muitas visitas, caminhadas matinais, cafés da manhã, Celebração da Palavra, Santa Missa, Encontros Setoriais, rodas de conversas, partilhas e muita animação.

O Pároco, Pe. Tássio Mariano, nos descreveu o seguinte:

Depois de termos concluído esta Semana Missionária, o sentimento que nos fica é o de gratidão a Deus, pois o trabalho foi desenvolvido em todas as comunidades de nossa Paróquia. Palpita em mim a alegria de saber que a Paróquia do Santíssimo Salvador contribuiu com aquilo que nos pede o nosso Senhor Jesus Cristo: “ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, além do desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja em saída. Toda missão deixa sinais, graças e frutos, a semente foi lançada pelos missionários, e nós, enquanto Paróquia, queremos colher, mas, para isto, é preciso cuidar. Os frutos esperados dessa missão é cada dia sermos uma Paróquia mais viva, mais animada e dinâmica, a possibilidade de criar lideranças, sobretudo lideranças juvenis e o surgimento de novas vocações para o seio da Igreja, pois a missão também ajudou nesse despertar vocacional. De fato, essa Semana Missionária foi um tempo de graça em nossa Paróquia.

O missionário Edinielson, popularmente conhecido como Branco, da Paróquia de Porto Rico, nos relatou sua experiência ao longo desses dias:

Ao longo desses dias pude experenciar momentos de renovação de minha fé. Cada ato vivido serviu para que eu pudesse me munir do Espírito Santo. Cada caminhada matinal, cada visita nas famílias, cada Celebração me fazia querer mais e mais alimentar-me daquela vivência, daquele carisma que me foi oferecido pelo povo nesta comunidade paroquial.

Por sua vez, para o jovem Dailson, ser missionário

É fazer aquilo que o Papa Francisco nos pede: “ser uma Igreja em saída”, mas que saiba aonde ir, transformar em ação o “ide”, que foi vivenciado durante a semana Missionária. É mostrar o projeto do Reino para aqueles que estão sem direção, mas nesse processo deve-se tomar alguns cuidados, tais como não ser missionário temporário, ou seja, somente durante alguns momentos, que, quando passa, volta-se ao comodismo. Trata-se de despertar o estado constante, contínuo, de missão. Somos sabedores que a vida é missão!

Ao término da Semana Missionária foi feita uma grande caminhada festiva, contando com numerosa participação de fiéis. A caminhada saiu do cais do porto principal da Cidade em direção a Comunidade de Santa Teresinha, no Bairro Turirana, onde aconteceu a Santa Missa de encerramento.

Facebook
Twitter
LinkedIn