Por Ygor Patrick
No período de 08 à 18 de Agosto, a Paróquia de Santa Helena, em Santa Helena/MA, realizou suas festividades em memória a “Imperatriz da Cruz de Cristo”.
Este ano o novenário teve como tema central: “Educa com amor e age com sabedoria”, que inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, quer despertar os fiéis para o compromisso de esperançar a construção de um mundo melhor para todos a partir da educação das virtudes de Santa Helena (subtemas de cada noite).
Com grande participação dos fieis devotos e de Padres convidados a comunidade paroquial se reuniu em torno da Palavra e da Eucaristia, momento impar na vida do Cristão Católico; além da Oração do Santo Terço, da Santa Missa com Unção para os enfermos, caminhada dos estudantes, Ação Social com presença de profissionais da Saúde, o destaque se dá para a “Caminhada das Comunidades” onde é possível ver o rosto paroquial. Esta caminhada foi iniciada pelo ex-pároco, o Pe. Willian Guimarães (falecido no último dia 15 de Julho) que foi lembrado por todos que se fizeram presentes.
No dia dedicado a Santa Helena, a programação começou nas primeiras horas do dia com salva de fogos e a Oração do Santo Terço. Em seguida na Igreja Matriz, realizou-se os batizados em celebração presidida pelo Pe. Geraldo Alves, MSC.
Por volta das 17h, na comunidade Santo Antônio os Helenenses saíram em uma grande procissão pelas ruas da cidade com a pequenina imagem que desde 1835 é venerada por este povo. Ao chegar na Praça da Matriz, um outro grupo já aguardava ansiosos a chegada da procissão e a Santa Missa de Encerramento que foi presidida pelo Pároco, o Pe. Valdeci Soares, MSC e concelebrada por Pe. Geraldo Alves, MSC e o Pe. Ronald Tavares (Vigário Paroquial da Paróquia de Santa Luzia em Turilândia/MA).
Em sua homilia o pároco ressaltou a sua alegria de celebrar a padroeira desta comunidade paroquial. O mesmo fez um resumo desde a preparação até a realização da festa, destacando a peregrinação da imagem de Santa Helena pelas comunidades que compõe a Paróquia.
“Santa Helena andou de moto, barca, voadeira, bicicleta, cavalo, carro… Ela fez a mesma experiência que o nosso povo faz. Ela foi até vocês e vocês vieram até ela”.
Um outro ponto chave da reflexão foi a preparação para vivenciar as Santas Missões Populares que vive a Igreja particular de Pinheiro:
“É Cristo quem nos envia – “Ide as encruzilhadas”, aos desafios, aos excluídos … Não tenhamos medo de sermos o amor de Deus na terra”.
Em seu agradecimento final o Padre Valdeci, MSC agradeceu a todas as equipes que se doaram e se empenharam para a realização desta festa:
“Gratidão é um sentimento e palavras se tornam insignificantes para expressar tudo que se sente e se vive… Sou grato por contar com a ajuda e colaboração generosa de vocês”. Finalizou seu agradecimento.
Após a Celebração Eucarística, aconteceu o tradicional leilão da padroeira, último evento que encerrou o festejo de Santa Helena 2022.