Por Arthur Aurélio
A Paróquia de São José de Guimarães encerrou neste fim de semana a 86ª Festa em honra do seu Padroeiro e também do mencionado Município. Foram 10 dias de intensas atividades em homenagem ao glorioso São José, Esposo da Santíssima Virgem e Pai Adotivo de Jesus.
A temática do Novenário abordada este ano foi: “São José nos mostra o caminho da humanidade e da solidariedade pela Educação”, tema este em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano.
O Dia Solene do Encerramento do Festejo foi marcado pela tradicional Procissão Marítima, seguida da Procissão Terrestre com a veneranda imagem de São José e de Nossa Senhora. A Santa Missa de Encerramento foi presidida pelo Pe. Márcio Hélio Cardoso Silva, sacerdote filho da Paróquia, e concelebrada por outro filho sacerdote da terra, o Pe. André de Jesus Farias Goulart. Além desses dois Presbíteros, estavam presentes: o Padre Raimundo José Araújo Sarges e o Padre Nataniel da Glória Avelar Trindade, respectivamente Pároco e Vigário Paroquial da aludida Paróquia.
Segundo fontes históricas, São José é honrado nas terras de Guarapiranga desde o ano de 1755 quando foi fundada a primeira capela, pertencente a José Bruno de Barros. A então Freguesia de São José de Guimarães foi criada em 23 de março de 1758, por Dom Frei Antônio de São José.