NOTA DE FALECIMENTO – PE WILLIAM GUIMARÃES

Pe. William Guimarães da Silva nasceu em 21 de fevereiro de 1942, no povoado Santa Rita de Cardoso, em Guimarães, um dos cinco filhos de José Custódio da Silva e Maria Raimunda Guimarães da Silva, ambos já falecidos. 

O Pe. William foi ordenado Presbítero no dia 5 de janeiro de 1973, às 18 horas, na Praça José Sarney, Paróquia de Santa Helena, por sua Excia. Revma. Dom Afonso Maria Ungarelli. A sua primeira Missa aconteceu no dia 7 de janeiro, na Paróquia de São José de Guimarães, sua terra natal.  

Cursou Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes-SP, Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e posteriormente fez os cursos de aperfeiçoamento em Direito Canônico para Juiz Eclesiástico, Ecumenismo, Exegese pelo CEBI e Espiritualidade, Parapsicologia, Psicologia da Neurose, Espiritualidade Bíblica e iniciou o curso de medicina.   

Na sua formação, passou pelos Seminários de Fortaleza, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Roma. Na Arquidiocese de Fortaleza trabalhou com a Pastoral da Periferia, Catequética e Teatro, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde e com os hansenianos em Maracanaú. Na Arquidiocese de São Paulo trabalhou no Ensino Escolar, com a Pastoral Litúrgica, de Saúde nos hospitais e clínicas, a Pastoral da Periferia e com a Pastoral Política-Acadêmica.    

Na Diocese de Pinheiro, exerceu as seguintes atividades: Mestre de Trabalhos e Disciplina, Professor de Matemática e Ciências na Vila Gen, em Guimarães; Professor e Diretor de Escola em Alcântara, a pedido dos Padres canadenses; Pároco nas Paróquias de Santa Helena (1972-1994); São Matias de Alcântara por dois períodos (1995-1997, 2013-2019) e São José de Guimarães (1997-2004); Vigário Geral do então Bispo D. Ricardo, Ecônomo da Diocese (2002-2005), Coordenador Diocesano de Pastoral, Representante do Clero Diocesano.

Exerceu ainda as seguintes atividades: Professor, Analista, Paramédico, Diretor, Assessor jurídico, Prefeito de Santa Helena (1989-1992), Prefeito  de dois mandatos seguidos em Guimarães (2005-2012) e atualmente Prefeito de Alcântara.  

Com esperança na ressurreição, a Diocese de Pinheiro manifesta agradecimento por tudo que o Padre William fez pela Igreja Particular de Pinheiro, sendo um homem dedicado a propagar a Boa Nova e a contribuir também com desenvolvimento humano, social e cultural de toda a região. 

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz.

Pinheiro, 15 de julho de 2022

Facebook
Twitter
LinkedIn