Pe. William Guimarães da Silva nasceu em 21 de fevereiro de 1942, no povoado Santa Rita de Cardoso, em Guimarães, um dos cinco filhos de José Custódio da Silva e Maria Raimunda Guimarães da Silva, ambos já falecidos.
O Pe. William foi ordenado Presbítero no dia 5 de janeiro de 1973, às 18 horas, na Praça José Sarney, Paróquia de Santa Helena, por sua Excia. Revma. Dom Afonso Maria Ungarelli. A sua primeira Missa aconteceu no dia 7 de janeiro, na Paróquia de São José de Guimarães, sua terra natal.
Cursou Filosofia pela Faculdade de Mogi das Cruzes-SP, Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e posteriormente fez os cursos de aperfeiçoamento em Direito Canônico para Juiz Eclesiástico, Ecumenismo, Exegese pelo CEBI e Espiritualidade, Parapsicologia, Psicologia da Neurose, Espiritualidade Bíblica e iniciou o curso de medicina.
Na sua formação, passou pelos Seminários de Fortaleza, Recife, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Roma. Na Arquidiocese de Fortaleza trabalhou com a Pastoral da Periferia, Catequética e Teatro, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde e com os hansenianos em Maracanaú. Na Arquidiocese de São Paulo trabalhou no Ensino Escolar, com a Pastoral Litúrgica, de Saúde nos hospitais e clínicas, a Pastoral da Periferia e com a Pastoral Política-Acadêmica.
Na Diocese de Pinheiro, exerceu as seguintes atividades: Mestre de Trabalhos e Disciplina, Professor de Matemática e Ciências na Vila Gen, em Guimarães; Professor e Diretor de Escola em Alcântara, a pedido dos Padres canadenses; Pároco nas Paróquias de Santa Helena (1972-1994); São Matias de Alcântara por dois períodos (1995-1997, 2013-2019) e São José de Guimarães (1997-2004); Vigário Geral do então Bispo D. Ricardo, Ecônomo da Diocese (2002-2005), Coordenador Diocesano de Pastoral, Representante do Clero Diocesano.
Exerceu ainda as seguintes atividades: Professor, Analista, Paramédico, Diretor, Assessor jurídico, Prefeito de Santa Helena (1989-1992), Prefeito de dois mandatos seguidos em Guimarães (2005-2012) e atualmente Prefeito de Alcântara.
Com esperança na ressurreição, a Diocese de Pinheiro manifesta agradecimento por tudo que o Padre William fez pela Igreja Particular de Pinheiro, sendo um homem dedicado a propagar a Boa Nova e a contribuir também com desenvolvimento humano, social e cultural de toda a região.
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz.
Pinheiro, 15 de julho de 2022