MENSAGEM SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Pe. Walber Barbosa*
Amados irmãos e irmãs, estamos vivenciando o tempo da Quaresma, um período no qual somos chamados e convocados a nos preparar para a Páscoa de nosso Senhor, através de uma profunda revisão de vida, conversão e tomada de consciência da nossa transitoriedade, da nossa pequenez e da efemeridade de nossa vida neste mundo. Este é um momento oportuno para vivermos a conversão exigida por Jesus Cristo, quando nos diz: “Arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). A prática da penitência durante o Tempo Quaresmal não deve ser apenas interna e individual, mas também externa e social.
A Campanha da Fraternidade é, a cada ano, uma iniciativa concreta para realizarmos ações que testemunhem um profundo arrependimento e uma verdadeira conversão, tanto em âmbito pessoal quanto em âmbito comunitário, eclesial e social. A Quaresma é um tempo de sacrifício e penitência, mas também de comunhão e solidariedade para com os irmãos e irmãs que mais necessitam. Cada um de nós é chamado a compartilhar verdadeiramente os sofrimentos e as dificuldades de todos os demais.
Portanto, a Caridade, que significa solidariedade e compromisso com o próximo, é um dos elementos propostos pela Quaresma. Quem se compadece do sofrimento alheio dá um importante passo no processo de conversão, pois quem se compadece faz algo em prol do outro que sofre. Quem se compadece, partilha. Quem não se compadece do seu semelhante e não lhe é solidário, não pode dizer que se relaciona com Deus nem consigo mesmo. É uma pessoa pobre, vazia de sentimentos e daquilo que é essencial para Deus: o amor.
O nosso querido Papa Francisco, na Encíclica Fratelli Tutti, apresentou ao mundo uma proposta firme de responsabilidade coletiva que pudesse levar à fraternidade e à amizade social, perante os males que ameaçam a paz no mundo. A Quaresma é um tempo propício para nos confrontarmos com essas realidades de forma mais intensa, contra todas as formas de pecado, indiferença, intolerância, preconceitos e julgamentos.
Com a temática “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a Campanha da Fraternidade deste ano deseja nos despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e todos os povos.
Nos tempos atuais, o Papa Francisco nos desafia a “ir além dos grupos de amigos, laços sanguíneos, do meu convívio e construir a amizade social, tão necessária para a boa convivência (…) [fugindo] da inimizade social, que só destrói (…).” Isso nem sempre é fácil, principalmente hoje, quando parte da sociedade e da mídia se empenham em criar inimigos para derrotá-los em um jogo de poder. O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço, nos interpelando à comunhão e solidariedade, mostrando que a conversão passa pela experiência da humildade, da aceitação do outro e da alegria do encontro que vem do Ressuscitado.
* Padre diocesano, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Central-MA, Coordenador diocesano para a Campanha da Fraternidade.
2 Comentários
Linda mensagem Pe. Walber. Uma reflexão consciente que todos nós, cristãos católicos devemos fazer. Pois quem não se compadece com seu irmão e, portanto não o ama, de fato não segue os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fraternidade e Amizade Social sempre! 👍
Parabéns padre Walber, esse texto reflexivo nos leva a refletir sobre as nossas atitutes e ações, para conosco e com o nosso próximo e a sociedade. Enfim, sermos de fato cristãos bem mais convertidos, permitindo que Deus faça sua obra agir em nós todos os dia.
Que todos os dias seja um tempo propício, para abrir -nos ao amor!