MENSAGEM DO CASAL DIOCESANO DO ECC DE PINHEIRO POR OCASIÃO DO DIA NACIONAL DO ECC

“Cremos na vida! Cremos na Família!”

Caríssimos Irmãos e Irmãs! Estimados Sacerdotes! Excelentíssimo Sr. Bispo Diocesano de Pinheiro!

Nossas saudações a toda a Família Diocesana do Encontro de Casais com Cristo, por ocasião deste Dia Nacional do ECC – 52 anos desse Serviço-Escola no Brasil e 35 anos de presença e vivência na Diocese de Pinheiro!

Nesta data em que celebramos o Dia Nacional do ECC, fundado pelo iluminado Pe. Alfonso Pastore, em 1970, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, Arquidiocese de São Paulo, nossa palavra é de profunda gratidão, além de cuidado.

Gratidão à Trindade Santa, perfeição do Amor, que nos ensina e nos dá motivação para vivermos no seio da Família, Igreja Doméstica, como filhos amados, esposo e esposa que se amam e lutam pela santidade do lar, avós, tios, primos e demais parentes que se unem pelo respeito. Gratidão à Igreja Católica que, no cerne de sua missão evangelizadora, acolhe as iniciativas, os trabalhos pastorais, movimentos e serviços, todos com o grande objetivo de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Dentre os serviços, destacamos hoje o ECC, que tanto bem tem feito aos Casais, os quais têm como fundamento para sua vida conjugal o sacramento do Matrimônio. Nestes 52 anos desse grande serviço da Igreja, milhares de Casais foram despertados para a vivência acertada do seu casamento de uma maneira cristã, e para o engajamento na dinâmica pastoral das Paróquias.

Gratidão aos Bispos de nossa Diocese, D. Ricardo e D. Élio, pela acolhida e acompanhamento ao ECC; aos nossos Diretores Espirituais Diocesanos que muito contribuíram para que os Casais construíssem Famílias santas e assumissem a sua vida eclesial nas Paróquias; aos Casais que assumiram, ao longo desses 35 anos de ECC na Diocese, o ofício de Casais Diocesanos e ajudaram na expansão do Encontro, bem como na propagação do Evangelho de Jesus Cristo em cada lar; a todos os que compõem o Conselho Diocesano do ECC; aos Casais Setoriais e às inúmeras Equipes Dirigentes (atuais e anteriores) de todas as Paróquias que formam esta Igreja Particular de Pinheiro. A cada Diretor Espiritual, das três Etapas, inclusive aqueles que acompanham os Casais diretamente em suas Paróquias. Muito obrigado pelo amor, zelo, dedicação, fidelidade ao Documento Nacional e pelo amor demonstrado antes, durante e após cada Encontro.

Além da gratidão, neste 15º Domingo do Tempo Comum, em que a Igreja traz a mensagem do amor, do serviço e do acolhimento ao próximo, através da parábola do bom samaritano, fazemos um apelo a todos os Casais que já vivenciaram o ECC, bem como um convite aos nossos diletos Sacerdotes: vamos continuar exercendo a arte do cuidado e do acolhimento para com as nossas Famílias. Nestes tempos difíceis, estamos reaprendendo a maravilha da convivência familiar, das orações em comum e do cuidado que devemos ter uns para com os outros.

A semente do ECC lançada no bom terreno do nosso Brasil, há 52 anos, e na terra fértil da nossa Igreja Diocesana, há 35 anos, foi cultivada e, por isso, tantos frutos já foram colhidos, com o desejo de que muitos frutos nós os colheremos ainda. Mas para que tantos frutos continuem a ser produzidos, cuidemos cada vez mais da espiritualidade do ECC, que se fundamenta nos 5 pontos básicos: Doação, Pobreza, Simplicidade, Alegria e Oração; além de outros valores da vida cristã encarnados nesse Serviço-Escola, como: Fraternidade, Gratuidade e Missionariedade. Tudo isso nos levará a alcançarmos o grande objetivo pastoral do Encontro: contribuir de forma efetiva para que as famílias se constituam como Igrejas Domésticas, formadoras de pessoas, educadoras multiplicadoras da fé e promotoras do desenvolvimento espiritual, atuantes em suas Comunidades.

Seguindo o exemplo do bom samaritano, que acolheu, cuidou e protegeu a vida, caminhando nas pegadas do Bom Pastor, que dá vida, e vida plena, almejamos que o ECC continue acolhendo, protegendo e cuidando dos Casais e das Famílias.

Que a Sagrada Família de Nazaré, Nossa Senhora do Sagrado Coração, Padroeira desta Diocese, e todos os Santos Padroeiros de nossas amadas Paróquias, intercedam por todos nós e abençoem as nossas Famílias e nosso Encontro de Casais com Cristo!

“Cremos na vida! Cremos na Família!”

Parabéns, ECC!

Santos e Kátia

Paróquia São Sebastião de Bacuri

(Casal Diocesano do ECC de Pinheiro – 2022-2024)

Facebook
Twitter
LinkedIn