“Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho!” (Mc 16,15)
Amados Casais do Encontro de Casais com Cristo – ECC da Diocese de Pinheiro; estimados Diretores Espirituais; caríssimo D. Elio, nosso Bispo Diocesano!
É chegada a hora de deixarmos a missão continuar pelas mãos de outros casais. Um novo ciclo começa, uma nova equipe está preparada com todo carinho para assumir a coordenação do ECC em nossa Igreja Particular. Mas antes, é preciso agradecer a cada casal que, do seu jeito, colaborou para que a essência da Família ECC se mantivesse viva por todo o tempo até aqui. A emoção toma conta de todos nós do Conselho Diocesano e nos deixa muito agradecidos por tudo o que fora feito ao longo destes três anos. Para expressar tudo que o momento representa, preparamos uma mensagem que demonstra a nossa gratidão e agradecimentos sinceros.
Nós acreditamos que ouvir falar de Jesus é diferente de experimentá-lO, pois quem O experimenta, dá testemunho d’Ele, afinal de contas, estamos numa caminhada rumo à eternidade, rumo ao Céu, daí a nossa missão, como batizados, levar esse anúncio do Evangelho, que é capaz de mudar a vida de muitas pessoas, como mudou a nossa, e, certamente, mudou a vida de muitos casais e, via de consequência, de muitas famílias. Como Casal Diocesano ao longo destes últimos três anos, fizemos uma das melhores experiências de Jesus na nossa vida de casal, levamos a alegria de anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo a outras pessoas, a tantos casais. O Senhor nos deu a graça de darmos continuidade ao legado que Ele nos deixou: “Ide e pregai o Evangelho no mundo inteiro (Mc 16,15). Caros Casais, nós precisamos ser outros “Cristos” na sociedade, na família, no trabalho. O testemunho é algo importantíssimo na vida do cristão! Sem testemunho, nós podemos falar, nós podemos pregar, mas se nós não vivermos isso, não vai causar nada na vida das pessoas.
É certo que vivemos, também, momentos de turbulências nunca imaginados em nossa vida, muitas tentações, muitas tempestades; tempos de sacrifício, com provas difíceis, com receio das dificuldades que teríamos de enfrentar. Na verdade, em uma missão quase sempre “estamos em alto mar”, como os discípulos de Jesus se encontraram várias vezes. Mas, mesmo com turbulências, tempestades, ondas revoltas, lágrimas, é preciso ouvir a voz do Cristo, quando diz a nós: “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4), só assim conseguiremos “pescar” mais pessoas e, depois, chegarmos ao porto seguro, guiados pela fé e esperança de tanta gente, de tantos irmãos que encontramos nos “barcos da vida”, com tantos testemunhos concretos da vivência da Palavra de Deus.
Aqui cabe alguns agradecimentos mais especiais…
Reconhecemos a Mão de Deus em todos os detalhes de nossa vida e do nosso trabalho missionário, Ele que foi arrumando tudo em seu devido lugar; às vezes, pode doer, mas é melhor deixá-lO agir em nós. Gratidão a Ele pelas alegrias e dores, pois tudo foi sua permissão para realizar o melhor em nossas vidas. Aos nossos Casais Ligações Setoriais (Eugênio/Tônia, Pedro/Kátia, Rogério/Cleude, Luís/Ilzete, Nilson/Dijé, Welson/Cleude) e ao nosso casal assessor (Dulciel e Vanessa), nosso reconhecimento pelo exercício dos seus trabalhos junto a nós, nos Setores ora representados por vocês, pois foram nossos companheiros em todos os momentos, para todas as nossas ações. Aos nossos Diretores Espirituais: o Pe. Mário, nosso Diocesano, o Pe. Domingos, de Terceira Etapa, os Setoriais e os Paroquiais, obrigado pelas orientações e companheirismo neste percurso! Às Equipes Dirigentes de todas as Paróquias, dos Setores e a de Terceira Etapa. Vocês nos compreenderam e fizemos grandes laços de amizade, o que certamente facilitou o nosso trabalho e o trabalho de todos os casais nesse serviço-escola. A todos os Casais do ECC de nossa Diocese, pelo serviço dispensado à Igreja do Senhor, muito obrigado e que Maria, nossa Mãe os acompanhe sempre! Ao nosso Bispo D. Elio Rama, que nos convidou e nos nomeou para essa missão, nossos agradecimentos pela confiança e pelo apoio. Ao Conselho Regional do ECC no Maranhão, na pessoa do Pe. Crizantônio e em nome de Andrey e Edicléia, respectivamente Diretor Espiritual Regional e Casal Regional. Obrigado pela amizade, pelas orientações e pelo companheirismo! Aos nossos amados filhos Sara e Kelson, que, um pouco antes da nossa nomeação, nos chamaram e disseram a nós: “assumam e nós vamos compreender as ausências de vocês.” Obrigado, amores de nossa vida, pois vocês foram fundamentais para darmos conta da missão.
Conseguimos! Estamos com aquela velha sensação de “missão cumprida”. O nosso coração está feliz, feliz, muito feliz pela missão a nós confiada, pois acreditamos que nada foi feito sem Deus e tudo foi feito por Jesus, afinal “Só Ele tem Palavras de vida eterna’.
Que o novo Casal Diocesano, Pedro e Kátia, tenha a esperança em Deus para a boa realização de sua missão. Vocês estão começando uma bonita jornada juntos e acreditamos que essa experiência será inesquecível, exitosa, trazendo muitas bênçãos. Nos colocamos à sua disposição, pois continuaremos como “Peregrinos de Esperança”.
Desejamos que o Menino Jesus possa estar presente em cada família e, principalmente, no coração de cada mulher e de cada homem, para viverem “a alegria do Evangelho.”
Um 2025 cheio de grandes bênçãos!
Bacuri-MA, 31 de dezembro de 2024, véspera da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Santos e Kátia
Casal Diocesano do ECC 2022-2025