JUBILEU DE PRATA DA IAM NA DIOCESE DE PINHEIRO

“A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843”. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal. 

Em 1922, o Papa Pio XI declarou a Obra da Santa Infância como “Pontifícia”, ou seja, ela difere da atividade apostólica transitória, pois sua organização e testemunho são aprovados e assumidos como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.”

Essa rica obra missionaria chegou a nossa Diocese no ano de 1997, marcando assim ¼ de século de evangelização e atuação missionária das crianças e adolescentes em nosso chão de missão. Para celebrar essa data importante, a coordenação diocesana promove nos setores ao longo deste ano a 10ª Jornada Nacional da IAM, com o tema “Testemunhar Jesus Cristo até os confins da Terra”. Que este ano jubilar seja, como disse nosso bispo diocesano, Dom Élio Rama, “uma oportunidade para voltarmos ao início, recordarmos o motivo de tudo”.

(Informações: redes sociais da IAM-Diocese de Pinheiro e site oficial das POM)

Acesse os links abaixo e confira a mensagem especial do bispo diocesano Dom Élio Rama e do Pe Genilson, secretário nacional da Propaganda da Fé.

https://youtu.be/UDYys-sszKs

https://youtu.be/1zmcpSuvYis

Facebook
Twitter
LinkedIn