HOMENAGEM AOS CATEQUISTAS DA DIOCESE DE PINHEIRO

“Quem é o catequista? É aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros” (Papa Francisco)

O catequista é alguém que escuta o chamado de Deus e se coloca em prontidão a caminho. Ele espalha amor, alegria e dedica seu tempo à causa do Reino de Deus, buscando justiça, promovendo a paz e não se cansando de anunciar a Boa Nova. O catequista é alguém com uma vocação, um arauto do Evangelho de Cristo em nossos dias.

O catequista responde a esse chamado e colore essa resposta com sua própria vida, com seu testemunho de fé diariamente. Embora enfrente desafios em sua jornada, sua criatividade e amor pelo serviço o ajudam a superá-los.

Catequista, não desanime! Jesus o envia em missão e diz para não ter medo, pois Ele estará com você sempre: “Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que lhes ordenei. Eis que estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20).

Portanto, há uma ordem seguida de um acompanhamento até o fim. Isso significa que o catequista nunca está sozinho, pois tem a companhia de Jesus Cristo, o próprio autor da missão.

Hoje, o catequista é aquele que lança as redes para pescar, pois há muitos lugares que necessitam de pessoas dispostas a trabalhar em prol daqueles que ainda não conhecem Jesus. Por isso, o IV Nordestão de Catequese adotou o lema: “Lançai vossas redes para a pesca” (Lc 5,4). Em todos os momentos, será preciso lançar as redes em diferentes direções, às vezes em águas mais profundas.

A vocação do catequista também é comparada à do semeador (Mateus 13,1-9), que não escolhe os terrenos, pois sabe que sua missão é espalhar as sementes, não a colheita dos frutos.

Além disso, o catequista fortalece sua vocação por meio da leitura diária da Palavra, da Eucaristia e, principalmente, da oração pessoal e comunitária. Ele sabe que a oração tem o poder de blindar contra todo o mal.

Catequista, você é o sal da Terra e a luz do mundo (Mt 5,13-16). Por onde passa, deixa marcas profundas na vida de seus catequizandos e de todas as pessoas ao seu redor.

Que alegria é SER catequista! Ser um convidado especial de Cristo para fazer parte dessa importante missão.

Seja um canal, seja uma ponte que liga os corações de nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos ao coração de Jesus Cristo. Neste dia dedicado à vocação laical, quero desejar muitas bênçãos a todos os catequistas de nossa amada Diocese. Obrigada a todos os catequistas que disseram sim à missão. Muito amor e paz!

Deus abençoe!

Atenciosamente,

Maria do R. Durans Soares

Coordenadora Diocesana de Catequese

2 Comentários

  • Gratidão a todos(as) catequistas de nossa Diocese que com amor, anunciam o evangelho de Jesus Cristo…Minha prece a todos neste dia especial, amo ser catequista..
    Maria José Garcia – Paróquia de Santa Helena!

    Resposta
    • PARABÉNS A TODOS OS CATEQUISTAS OBRIGADA QUERIDA COORDENADORA
      FAÇAMOS DAS NOSSAS VIDAS ETERNA CATEQUESE APRENDENDO E REPASSANDO OS PASSOS DE JESUS RUMO A SALVAÇÃO

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *