Com a colaboração de Santos e Kátia, casal coordenador diocesano do ECC
Com o objetivo de mostrar aos casais que vivenciaram o Encontro de Casais com Cristo – ECC, a importância do “Matrimônio como dom de Deus”, para fortalecer a família, esteio de sustentação da sociedade, à Luz do Evangelho e do Magistério da Igreja, o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) acolheu Casais de todo o Brasil no XXIII Congresso Nacional do ECC.
O Congresso Nacional do ECC acontece a cada quatro anos, e para esta edição, a capital São Luís foi escolhida, em 2019, como sede do Congresso que aconteceu neste final de semana (14, 15 e 16 de julho), no Multicenter Sebrae.
À luz do tema: “Matrimônio dom de Deus, um caminho para a santidade”, e lema: “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19,6), o XXIII CNECC fez reflexões alusivas às três Etapas do ECC, tais como: “O engajamento paroquial da família como fonte perene de vocações”; “Fé e Razão: a evolução harmoniosa da obra de Deus”; “O protagonismo do casal cristão diante do desafio de vencer a fome”.
A palestra de abertura foi proferida por D. Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, que aludiu sobre o tema do Congresso. Enquanto a palestra de encerramento fora feita por D. Adair, Assistente Eclesiástico Nacional do ECC, que falou sobre o ECC e a Sinodalidade. A Missa de enceramento foi presidida por D. Gilberto e concelebrada pelos demais Bispos presentes e por uma grande quantidade de Padres de todo o Brasil.
Participaram do Congresso Casais, Padres e Bispos de todos os Regionais da CNBB, sendo Diretores Espirituais Regionais e Arqui/Diocesanos, Casais da Secretaria Nacional, Casais Regionais e Arqui/Diocesanos de todas as Arqui/Dioceses do Brasil, Casais Ligações Regionais, além do Assistente Espiritual Nacional do ECC e do Diretor Espiritual do Congresso, Pe. Crizantônio, da Arquidiocese de São Luís.
Na ocasião, aconteceu, também, a Assembleia Nacional do ECC, que deliberou sobre alteração no Documento Nacional, além de escolher a sede do próximo Congresso de 2027: Rio de Janeiro.
Pela Diocese de Pinheiro, participaram Santos e Kátia, Casal Diocesano do ECC, que se juntaram aos demais Casais e aos Diretores Espirituais que formam o Conselho Regional do Encontro de Casais com Cristo no Maranhão.
Rogamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora da Vitória, Padroeira do Congresso, que abençoe a todos aqueles que trabalharam e participaram do XXIII Congresso, a fim de que sejam bons semeadores e, ao mesmo tempo, tenham um coração fértil para a germinação e frutificação da Palavra de Deus.