DIOCESE DE PINHEIRO REALIZA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

Por Arthur Aurélio

Tendo em vista o Projeto das Santas Missões Populares, a Diocese de Pinheiro realizou na sexta e sábado, dias 10 e 11 de fevereiro, sua Assembleia Diocesana de Pastoral.

Cerca de 140 participantes, entre o Bispo, Clero diocesano e religioso, religiosas, seminaristas, assessores, coordenadores e agentes de pastoral, coordenações paroquiais das SMP’s, oriundos das 23 Paróquias e 2 Áreas Pastorais da Diocese, estiveram reunidos no Centro Diocesano de Pastoral de Mangabeira, em Santa Helena.

Na abertura da Assembleia, após oração inicial, Dom Elio Rama, Bispo diocesano, acolheu a todos os presentes e dirigiu palavras de encorajamento para o início das atividades que seriam realizadas. Ainda na noite da sexta feira realizou-se uma escuta sobre a situação das SMP’s nas Paróquias, através de grupos organizados pelos Setores de nossa diocese, seguido de plenária para partilhar o que fora conversado.

Para o Pe. Márcio Hélio, Coordenador Diocesano de Pastoral, o propósito de uma Assembleia de Pastoral é “reunir todas as forças pastorais, grupos, movimentos, coordenadores, sacerdotes, leigos, para definir as prioridades, construir metas, alinhar as atividades a serem realizadas durante o ano. O grande objetivo é caminhar na mesma direção, todos conscientes dos desafios e das forças existentes, mas tendo como centro a EVANGELIZAÇÃO e o grande modelo JESUS CRISTO, que passou sua vida anunciando a BOA NOVA DO REINO.

O Sr. Taylor O. Silva, Leigo da Paróquia de São Francisco Xavier de Turiaçu, ressalta que é de suma importância a Assembleia para a vida pastoral de uma Igreja Particular, pois “juntos pode-se avaliar melhor e, ao mesmo tempo, programar melhor as atividades pastorais em toda a Diocese, pois somos uma Igreja que missionariamente caminha num processo sinodal”.

A manhã de sábado, Memória de Nossa Senhora de Lourdes, iniciou com a Santa Missa, presidida pelo nosso Bispo, Dom Elio. Em seguida, deu-se continuidade aos trabalhos com a organização do calendário anual das atividades, das ações referentes as SMP’s, a saber: retiros diocesanos e paroquiais e formações; foi realizado também o estudo dos blocos do Manual por Setor para se pensar em estratégias sobre como levar a frente o processo, momento este de partilhar as dificuldades encontradas em nossas comunidades e Paróquias.

Na parte da tarde aconteceu um momento de formação sobre as Pequenas Comunidades de Discípulas e Discípulos de Jesus de Nazaré; alterações e aprovação da Oração das SMP’s em nossa Diocese, finalizando com comunicados e atividades de algumas pastorais e movimentos presentes em nossa Diocese.

O projeto das Santas Missões Populares durante o ano de 2022 alcançou passos largos a nível diocesano, setorial e paroquial. Após todo o cronograma de atividades elaborado para este ano de 2023, Marcela Rejane, da Paróquia Catedral de Santo Inácio de Loyola, e compõe a Equipe Paroquial das SMP’s, nos relatou suas expectativas: “as expectativas é que possamos, enquanto Igreja, caminhar juntos e desenvolver nossos retiros paroquiais, multiplicar nossas pequenas comunidades e seguir com as programações estabelecidas no manual. Enquanto missionária espero que outras pessoas sintam esse ardor da missão, essa vontade de expandir esse grande projeto, para que sejamos uma Igreja em saída. O projeto das SMP’s que vem sendo prioridade na nossa Diocese desde 2019, trouxe um novo despertar na vida missionária e concluo citando uma frase de Dom Erwin Krautler, bispo emérito da Prelazia do Xingu, que ‘as Santas Missões Populares nos fazem recordar sempre que somos missão nesta terra’”.

Sob a intercessão de Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração, nossa Padroeira, o Bispo Diocesano, o Coordenador Diocesano e a Coordenação das SMP’s agradeceram a Deus pela realização da Assembleia Diocesana de Pastoral e entregaram ao Senhor os trabalhos realizados durante o encontro, para que possam dar abundantes frutos nesta Igreja Particular, tornando-a cada vez mais uma Igreja em saída missionária, sinodal, servidora, solidária e cuidadora da vida.

Facebook
Twitter
LinkedIn