No último dia do mês de maio do ano corrente, a Diocese de Pinheiro se reuniu para celebrar sua excelsa padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração, momento de renovação dos vínculos eclesiais e da identidade diocesana do Povo de Deus presente neste território. As festividades foram estimuladas pelo Decreto Diocesano nº 22 de 24 de maio deste ano, que visava fazer cumprir a determinação da Sagrada Congregação pelo Culto Divino de 1973 para que, na Igreja Particular de Pinheiro, o dia 31 seja dedicado à Padroeira diocesana.
O dia 31 de maio já é uma data conhecida da piedade popular mariana em nossas comunidades, haja vista que há muito tempo se difundiu por aqui a prática de rezar o Rosário nas famílias durante todo esse mês e coroar a imagem de Maria no último dia. Com a celebração a Nossa Senhora do Sagrado Coração, a festa da Padroeira retorna a um lugar proeminente na caminhada eclesial da Igreja Particular de Pinheiro.
A fim de bem vivenciar esse momento singular da vida eclesial diocesana, o Serviço de Animação Litúrgica (SAL) motivou as nossas comunidades a rezarem o Tríduo em honra à Padroeira, a partir do tema: “Maria, mulher sinodal” e do lema: “Partiu apressadamente” (Lc 1, 39), conectando, assim, esse dia especial com as reflexões sobre o caminho sinodal vivenciado desde o ano passado em toda a Diocese.
O Bispo diocesano que está em Roma, por ocasião da “Visita ad Limina”, enviou uma mensagem especial a todo o Povo de Deus, por meio da qual convida a todos a fazermos desse dia
“uma ocasião para rezarmos para que nossa Igreja possa crescer sempre mais, e seguir os passos do filho Jesus que nos chama a servir e a sair de nossas casas para anunciar o filho Jesus”.
A noite do dia 31 foi marcada por procissões, cantos festivos, coroações e Celebrações solenes em todas as Paróquias que compõem esta Diocese.
Por Assessoria de comunicação diocesana