Com responsabilidade, informamos a todos sobre o novo Decreto diocesano, assinado pelo nosso Bispo Dom Elio Rama e pelos Padres de nossa Diocese, que trata da proibição do uso de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos por parte de todas as Paróquias, Comunidades, Grupos, Pastorais, Serviços, Movimentos, Organismos, bem como a todas as Entidades vinculadas à DIOCESE DE PINHEIRO. Este Decreto segue as diretrizes estabelecidas pelo Decreto estadual nº 11.805, de 10 de agosto de 2022, que visa promover a segurança e o bem-estar de todos os membros da sociedade.
Entendemos que os festejos religiosos são momentos de grande alegria e celebração de nossa fé, mas também reconhecemos que o uso de fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos pode trazer riscos à segurança de todos e à saúde de pessoas autistas e também dos animais. Por isso, conscientes da nossa missão de zelar pela integridade física e espiritual de nossos fiéis, acolhemos essa medida que visa a proteção de cada um e cada uma.
Contamos com a colaboração de todos para o cumprimento deste Decreto. Pedimos que, a partir de agora, se abstenham de utilizar fogos de artifícios e artefatos pirotécnicos em qualquer celebração ou festividade religiosa na Diocese de Pinheiro. Ademais, reforçamos que esta decisão não diminui em nada a importância de nossas celebrações e manifestações de fé. Pelo contrário, nos convida a sermos criativos e inovadores em nossas práticas, buscando alternativas para expressar nossa devoção de forma segura e responsável.
Que a bênção de Deus continue a nos guiar em nosso caminho de fé, unidos na oração e no amor fraterno.