CENTENÁRIO DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DOS ANJOS

Por Ir. Jucielma MNDA

No último dia 08, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Pacas, Pinheiro-MA), as Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Anjos celebraram o centenário de fundação da sua congregação. A celebração fora marcada pela santa missa presidida pelo bispo diocesano Dom Élio Rama, seguida de uma alegre confraternização entre as religiosas e os sacerdotes e fiéis presentes

A congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Anjos, é uma Congregação de direito Pontifício, Missionária, Internacional, Mariana e Franciscana. Suas obras pastorais abrangem: evangelização, saúde, educação, formação de leigos, catequese, trabalho social e promoção do direito da mulher.

Seu engajamento é no serviço aos pobres e daqueles que ainda não conhecem a mensagem de Deus, num chamado a escutar e interpretar à luz do Espirito Santo, os sinais dos tempos. Vivem em fraternidade, inseridas nas comunidades paroquiais apoiando-se mutualmente na partilha de tarefas cotidianas, bem como nos trabalhos pastorais que favorecem a proximidade entre todos. 

 A Congregação das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora dos Anjos, foi fundada pela canadense Florina Gervais e a chinesa Chan Tsi Kwan, em Quebec, Canadá em 1922. Inspiradas na espiritualidade de Francisco de Assis, consideram-se agregadas à família franciscana. Em 8 de setembro de 1922, a Congregação mudou-se para Champlain Street em Sherbrooke, no Canadá e recebeu a aprovação canônica. A Congregação nasceu com a finalidade especifica de evangelizar as jovens chinesas naquele país. 

Juntamente com a mãe fundadora Marie-du-Sacré-Coeur (nome de batismo -Florina Gervais) e a irmã Marie-Gabriel (nome de batismo – Chan Tsi Kwan), outras seis irmãs fizeram sua profissão e, algumas semanas depois, cinco delas partiram para a distante província de Kwei-Chow, na China.

Em 1949, ocorreu a revolução comunista na China. Todas as irmãs foram obrigadas a deixar a China, então sob regime comunista e a se refugiarem em Hong Kong ou Macau. A Revolução Comunista na China obrigou todos os missionários a retornarem a seus países de origem, inclusive as irmãs canadenses, de Nossa Senhora dos Anjos. Esse acontecimento histórico, foi interpretado pela congregação, como um sinal de Deus de que as irmãs deveriam desenvolver trabalhos em vários outros países, dentre estes, o Brasil. A missão no Brasil foi fundada a 7 de março de 1961 na cidade de Bequimão, estado do Maranhão, diocese de Pinheiro.  

As pioneiras que aqui chegaram foram: Irmã Gisèse Déloge, Irmã Lucie Laberge e Irmã Helene Fisher. Pela missão no Brasil, passaram irmãs Canadenses, brasileiras, Taissianas, Congolesas, Peruanas e Ruandesas. 

Em 61 anos de missão no Brasil as Irmãs desenvolveram trabalhos nas paróquias de Bequimão de 1961, a 2006  em Perri-Mirim em 1965 a 1967 Pinheiro em 1973 a 2017 Turiaçú de 2006 a 2019 Pacas desde 2017; em São Luís na Vila Brasil no ano de 2019 e, desde 2020, no bairro Alemanha. 

Atualmente a missão do Brasil conta com 09 irmãs de 05 nacionalidades (Perú, República Democrática do Congo e Ruanda da África, do Vietnam e brasileiras) distribuídas em duas fraternidades.

Facebook
Twitter
LinkedIn