Neste final de semana, em nossa Diocese, aconteceram as seguintes atividades pastorais:
No sábado (11), a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pacas (Pinheiro) realizou sua Assembleia Paroquial de Pastoral com assessoria do seminarista Marinaldo, abordando o tema das Santas Missões Populares. Na ocasião, também se abordou assuntos referentes ao planejamento paroquial.
Também no sábado (11) aconteceu na Paróquia de São Paulo Apóstolo de Serrano do Maranhão, para as equipes litúrgicas paroquiais do Setor Bacuri, a Formação Litúrgica Setorial. A Formação teve assessoria do Pe. Ribamar Rodrigues, coordenador diocesano da Pastoral Litúrgica, abordando o tema “Ritualidade Litúrgica”, em vista do Encontro Diocesano de Liturgia agendado para abril.
Com o tema “PJ 50 ANOS: memória, missão e revitalização dos grupos de jovens”, a Pastoral da Juventude da Diocese de Pinheiro realizou nos dias 10 a 12 de março, no Centro Diocesano de Mangabeira, a ADPJ (Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude). Cerca de 180 jovens participaram da Assembleia.
Foi um final de semana de estudos e reflexões acerca do serviço pastoral que a Pastoral da Juventude realiza em prol dos grupos de base. Na oportunidade, a coordenação junto aos representantes das diversas Paróquias e grupos, avaliaram os caminhos que a PJ tem traçado no chão da Diocese de Pinheiro, buscando novos horizontes.
Esta Assembleia também foi eletiva. Na ocasião, os jovens ali presentes escolheram a Coordenação Diocesana para o próximo triênio (2023-2025). O jovem Ricardo Trindade, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cedral foi reeleito para a função de coordenador diocesano e a jovem Roberta, da Paróquia de São José de Guimarães, foi eleita a nova secretária diocesana da PJ. Também foi apresentado aos jovens o novo assessor religioso da PJ, o Pe. Tássio Mariano, Pároco da Paróquia do Santíssimo Salvador de Apicum-Açu.
O seminarista Waldeylson, mais conhecido como Dicinho, até então assessor religioso da PJ (2018-2022) expressou seus sentimentos do seguinte modo:
No fim de uma experiência de 5 anos na assessoria religiosa da Pastoral da Juventude, o meu coração transborda de profunda gratidão. A Pastoral da juventude tem sido, em nossa Diocese, um instrumento eficaz de evangelização aos jovens. Poder ter estado neste nobre serviço me deixa muito feliz. É necessário, como diz o Papa Francisco na Exortação Apostólica Christus Vivit, cada vez mais ter em nossas igrejas pessoas que acompanhem a juventude em seu processo de crescimento na fé, e creio ter sido isto ao que me propus ao longo desse período: ser um companheiro dos amados (as) jovens, pois se quisermos evangelizá-los teremos de ser próximos deles, só assim poderemos compreender o seu universo. Não se evangeliza os jovens no isolamento e com visões preconceituosas. Por fim, gostaria de dizer que optar pela juventude é uma atitude inteligente da qual a Igreja garantirá o seu futuro pastoral.
Pe. Tássio Mariano, novo assessor religioso, nos falou sobre sua nova missão:
Eu assumo essa missão a mim confiada com muita alegria e espero contribuir com a caminhada da Pastoral da Juventude, que tem uma missão muito bonita e encantadora. A assessoria é um serviço, uma doação, por isso me coloco inteiramente a serviço dessa Pastoral, para que juntos possamos somar, e fazer com que a cada dia o jovem assuma seu protagonismo.
O jovem Ricardo Trindade, reconduzido a função de coordenador diocesano da PJ, nos transmitiu sua mensagem:
Eu vim para servir (Mc 10,45). Iluminado pelas palavras de Jesus, quero agradecer a todos que depositaram seu voto de confiança e esperança que me possibilitou continuar à frente do serviço da PJ Diocesana. A Pastoral da Juventude foi o espaço que me acolheu, me deu conforto e agora me dedico a ela como uma devolução por toda a contribuição na minha vida. Para esse novo triênio que se inicia eu me comprometo a ouvir a voz dos jovens dos grupos de base da PJ e junto a nova coordenação atender aos anseios, superar os desafios, fortalecer, construir e reconstruir onde for necessário. Queremos fazer juntos a Pastoral da juventude e dos grupos de jovens um lugar de acolhida, missão e diálogo, que evangeliza a juventude por meio dos próprios jovens. Enfim, que juntos possamos construir uma nova história e caminhar lado a lado em direção a civilização do Amor. Obrigado a todos/as pela confiança. E peço que rezem por esta Coordenação Diocesana para possamos realizar o mais lindo trabalho nessa nova jornada.