Por Pe Anderson Pereira e Arthur Aurélio
Nos dias 21, 22 e 23 de outubro, mês missionário, realizou-se na Paróquia de Santa Luzia, em Turilândia, o I Retiro Missionário Diocesano em preparação às Santas Missões Populares (SMP), sob a orientação do Pe. Luis Mosconi, com vasta experiência com as SMP, e sua Equipe. O Retiro contou com a participação de representações de todas as Paróquias da Diocese, totalizando mais de 600 pessoas. Momentos de animação, alegria, oração, estudo e reflexão em pequenos grupos, adoração ao Santíssimo Sacramento e a Celebração Eucarística marcaram o evento.
Entre os presentes estavam o Bispo Diocesano, 24 Padres, 4 Diáconos, 12 Seminaristas (maiores e menores) e Religiosas atuantes em nossa Diocese.
Para Jorgiane Castro, leiga da Paróquia do Santíssimo Salvador, de Apicum-Açu,
A importância de participar do 1º Retiro das SMP na Diocese de Pinheiro é enorme. Pois é o desejo de todo católico que ama a sua Igreja, adquirir conhecimento para ser missionário, chamar quem está afastado e se doar da melhor forma para a sua comunidade paroquial.
Para Michelle Silva, jovem da Paróquia do Divino Espírito Santo, em Mirinzal, o processo de formação das SMP na sua Paróquia está sendo realizado nas comunidades do interior e da Sede. E afirma:
A Paróquia dispõe de um bom número de formadores que ajudam neste processo de formação. Já tivemos dois encontros paroquiais das Santas Missões Populares, sendo um de animação e outro de formação. As Santas Missões na Paróquia vêm ajudando nos trabalhos de fortalecimento das comunidades de base mais carentes e ajudam também na revitalização de grupos que estavam “mortos”.
Joatan Lídio de Oliveira, da Paróquia de São Francisco Xavier, de Turiaçu, relatou suas expectativas em relação às SMP:
As expectativas em relação aos resultados do processo em preparação a grande Semana Missionária é que se alcance os objetivos propostos neste primeiro Retiro Espiritual Diocesano das SMP, dentro do período adequado. Que também nossa Paróquia possa conseguir o quantitativo esperado de formadores e que a missão permanente converta mais batizados em nossa Paróquia para o seguimento de Jesus.
Foi nesse espírito missionário que a Diocese de Pinheiro vivenciou esse grande primeiro momento das Santas Missões Populares. A Igreja é Missão!