Por Pe. Anderson Pereira
“Onde está o Bispo aí está a Igreja.” (S. Inácio de Antioquia)
Há exatamente 10 anos, no dia 27 de janeiro de 2013, celebramos a Santa Missa com Rito de Posse Canônica do novo Bispo Diocesano de Pinheiro, Dom Elio Rama.
Dom Elio Rama foi nomeado Bispo Diocesano de Pinheiro no dia 17 de outubro de 2012, na época Superior dos Missionários da Consolata da Província do Brasil, e sua Ordenação Episcopal realizou-se no dia 30 de dezembro daquele mesmo ano.
A nomeação ocorreu após o Papa reinante Bento XVI acolher o pedido de renúncia de Dom Ricardo Pedro Paglia, por motivo de idade, conforme prevê o cânon 401.1, do Código de Direito Canônico.
No dia 23 de janeiro de 2013, Dom Elio Rama chegou à cidade de Pinheiro, sendo acolhido por toda a comunidade, por um grupo de Sacerdotes, Autoridades civis, Pastorais, Grupos e Movimentos da Igreja. Um gesto marcou esta sua chegada: deitou-se para beijar o solo de Pinheiro.
O rito de posse foi presidido pelo então Bispo Diocesano, Dom Ricardo Pedro Paglia, MSC. Durante o Rito de Posse aconteceu a apresentação das Letras Apostólicas, através da leitura da Bula Papal de nomeação do novo Bispo, pela entrega do Báculo e pela saudação de todo o Clero presente e de representantes de Congregações Religiosas, Seminaristas, Autoridades civis e Fiéis leigos. Depois de empossado, o novo Bispo assumiu a presidência da Celebração Eucarística.
Muita coisa mudou desde a chegada de Dom Elio Rama, mas sempre respeitando a missão e legado de seu antecessor. Ao longo dessa década, Dom Elio Rama, sem dúvidas, já deixou suas marcas em nossa Diocese. Ordenou nove Presbíteros para o Clero Diocesano de Pinheiro (Pe. José Domingos; Pe. André; Pe. Leonardo; Pe. Anderson; Pe. Israel; Pe. Irvisson; Pe. Tássio Mariano; Pe. Walber e Pe. Valdeir); Ordenou cinco Diáconos Permanentes; Criou cinco Paróquias (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Porto Rico do Maranhão, São Jorge em Areia Branca; Paróquias de São José e São Benedito em Pinheiro; e Paróquia de São Paulo Apóstolo em Serrano do Maranhão); Reconstruiu o Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração em Pinheiro e reformou o Seminário Maior Dom Ungarelli em São Luís; construiu e reformou inúmeros prédios pertencentes à Mitra; ampliou as Obras Sociais com a Casa de Apoio Santa Dulce Lopes Pontes (Pinheiro) e Casa Ir. Cecília Bellé (São Luís); reorganizou com maestria e zelo a administração da Mitra e das Paróquias; possibilitou alguns Padres a buscarem mais conhecimento através dos estudos de Mestrado fora da Diocese; em sua gestão o Colégio Pinheirense, antes pertencente aos Missionários do Sagrado Coração, passou a ser administrado pela Diocese; na Pastoral vem apoiando e incentivando o projeto de retomada das Santas Missões Populares, em novo formato; Em sua missão pastoral vem valorizando as diversas Comunidades Eclesiais Missionárias, não medindo esforços para chegar até elas.
Louvamos e agradecemos a Deus pelo dom da vida e a doação ao serviço do Reino de Deus do nosso amado pastor!
Que Nossa Senhora do Sagrado Coração, nossa Padroeira Diocesana, interceda sempre pelo seu ministério!
Somos gratos pela sua presença em nosso meio!